segunda-feira, 16 de março de 2009

1- Palestra de Leila

Na palestra da coordenadora Leila, ela tentou passar a forma de funcionamento da instuição de ensino UFS. Ela começou falando da Reitoria até os departamentos.
Ela explicou que a reitoria é um orgão máximo dentro da universidade, é o reitor que é responsável pela Instituição e na falta do reitor existe o vice-reitor para tal substituição. E apartir da Reitoria começa abrir outros setores, que são chamados de pró-reitorias, que são responsáveis por alguns setores, assim dividindo a administração e a responsabilidade com o reitor.
As pró-reitorias são:
• COGEPLAN ( Coordenação Geral de Planejamento);esse orgão compete-lhe o planejamento geral e integrado das atividades da Instituição
• GRH (Gerência de Recursos Humanos);é o órgão responsável pela administração e desenvolvimento do capital humano da nossa universidade.
nossa universidade.
• PROAD (PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO);é a Pró-Reitoria de Administração é o órgão encarregado do planejamento, coordenação, supervisão e execução das atividades de administração, recursos financeiros e materiais da UFS
• PROGRAD (Pró-reitoria de Graduação);é a Pró-Reitoria de Graduação, diretamente vinculada ao Reitor, compete coordenar, supervisionar e dirigir a execução das atividades de Ensino da Graduação. Ela orienta, coordena e avalia as atividades acadêmicas. Analisa as propostas de currículo e suas alterações, propõe a abertura e desativação de cursos, bem como o remanejo de vagas. Também é responsável pela execução do Vestibular por meio da Coordenação de Concurso Vestibular
• PROEX (Pró-reitoria de Extensão);têm uma política de extensão voltada para a articulação entre a Universidade e a Sociedade. Suas ações são desenvolvidas através de projetos, cursos, eventos e serviços, executados pelos Centros (Departamentos Acadêmicos).
• PROEST (Pró-reitoria Estudantil);constitui uma pró-reitoria para o planejamento, coordenação e supervisão de apoio ao estudante visando à integração, assistência e a promoção estudantil
Além de uma leve conversa sobre as pró-reitorias ela comentou sobre DCE (Departamento Central dos Estudantes), que é um orgão que serve como uma representação do corpo estudandil junto a Instituição.
Foi citado na palestra também (é claro)sobre o DCOMP. Ela falou um pouco sobre a história do nosso departamento, falando que antes não tinha o departamento de Computação, o departamento era junto com o departamento de Estatística, mais agora com o passar dos anos estamos conseguindo um espaço dentro e fora da universidade, temos agora nossa próprio departamento. E comentou também sobre as bolsas que existem no curso para monitorias também da próprio trabalho pela empresa junior (Softeam).
Já sobre a CALICOMP e SOFTEAM os proprios membros fizeram sua apresentação na sala de aula!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário