segunda-feira, 30 de março de 2009

Filosofos Matemáticos

Aristóteles


Aristóteles, um dos mais importantes filósofos gregos, é o tanto díficil de ser classificado. Ele era considerado "diferente" para sua época, e por conta de seus ideais começou a ter destaque na filosofia. Ele direcionava seus estudos e suas teorias para importantes áreas do conhecimento, como por exemplo: ética, teologia, pedagogia, metafísica, política, dentres outros.
Foi um ferrenho estudioso da humanidade, e acreditava no valor da inteligêcia humana, como a única forma de se alcançar a verdade. Grande parte de suas teorias ainda são seguidas e estudadas,exercendo ate hoje forte influência. Deu início na sua vida filosófica sendo discípulo de Platão, e depois passa a ter seus próprios seguidores, e uma de suas mais famosas afirmações é: "O verdadeiro discípulo é aquele que consegue superar o mestre."
Seus estudos na área da lógica, também foram dotados de grande importância, tanto é que foi considerado o criador do pensamento lógico. Sua principal linha de pensamento relacionada a esse tema, é a lógica Dedutiva. Seu primeiro e mais famoso livro foi Organon ( que é uma reunião dos seus estudos e escritos sobre a lógica),que reune grande parte de seus pensamentos, e é tido como uma grande obra.


George Boole

George Boole nasceu na Inglaterra no ano de 1810, filho de família pobre, dedicou-se aos estudos de forma independente, mostrando desde o inicio um ligeiro interesse por linguas (sob forte influência do pai); algum tempo depois tomou o rumo da matemática, onde apresentou grandes estudos na área da lógica.
Boole teve muitos artigos publicados, grande parte deles foram ignorados, porém alguns outros tornaram-se de grande importância. Sem dúvida, Boole teve uma influência muito positiva na matematica, além disso revolucionou a área da informática. Apartir dos seus estudos próprios, somados a estudos sucessivos de outros autores, foi criada a álgebra booleana, na qual aconteceram desenvolvimentos teóricos que tem implicação direta na computação.
Suas teorias tinham como principal objetivo facilitar a "comunicação" homem-máquina, daí foi criado um sistema lógico interessantíssimo, com base no sistema binário. O seu artigo mais conhecido e que mais contribuiu foi o "Análise Matemática da Lógica", onde ele consequiu, atraves de símbolos (0 e 1 e conjunções como e, ou, implica, se somente se), expressar processos lógicos de forma muito rigorosa, que um pouco mais tarde deu inicio a lógica moderna.


Gottlob Frege

Frege, assim conhecido, nasceu na Alemanha no ano de 1848. É um filósofo que teve uma contribuição notável na matemática. Gottlob Frege criou a lógica matemática moderna, que tinha como preocupação a sistematização do raciocínio, onde ele se foca em formalizar as demostrações, e assim evitava situações confusas e erronias na matemática. Durante sua vida teve alguns opositores às suas idéias, até mesmo de autores que possuiam idéias parecidas com as suas,o que muitas vezes acabava por atrapalhar a evolução e desenvolvimentos da lógica matemática.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arist%C3%B3teles
http://www.suapesquisa.com/aristoteles/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gottlob_Frege
http://pt.wikipedia.org/wiki/George_Boole

Nenhum comentário:

Postar um comentário