sexta-feira, 29 de maio de 2009

Linguagem "C"

A linguagem de programação C é uma linguagem de finalidade geral. Foi desenvolvida por programadores para programadores tendo como suas principais características de flexibilidade e portabilidade pois não é "presa" a nenhum sistema operacional e a nenhum computador, é um linguagem totalmente acessível.

Existem dois tipos de tradutores: interpretadores e compiladores. No caso de um interpretador, é definida como linguagem de alto nível por serem executadas diretamente. Ele traduz um comando de um programa de cada vez e ai então chama uma rotina para completar a execução de comando. Já os compiladores produz a partir do programa de entrada outro programa que é equivalente ao original, porém uma linguagem que é executável.

Estes processo apresentam vantagens e desvantagens? Interpretadores, apesar de ter um maior tempo de execução, tem a vantagem de não traduzir instruções que nunca são executadas e de conseguir voltar à instrução correspondente na linguagem de programação a partir de qualquer ponto da execução.Já o compilador, por outro lado, precisa traduzir cada instruções comente uma vez, independente de quantas vezes a instruções vai ser executada. As vantagens de um compilador em modo geral superam o interpretador na prática, o que faz os compiladores ser usadas mais do que os interpretadores.

O objetivo do compilador é traduzir um programa escrito de uma linguagem fonte em um programa equivalente expresso em uma linguagem que executável diretamente pela máquina.

A linguagem C tem como principal características:
► Os programas em C, são compilados.
► É uma linguagem estruturalmente simples.
► C é considerada de "baixo nível", pois tem elementos de "alto nível" e de linguagem Assembly, o que permite mexer com unidades básicas que o computador funciona. Ex:. bits, bytes,...
► O código C é muito portável, o que quer dizer que pode ser recompilado por outras máquinas sem problemas.
► C não tem mecanismos faceis como comando read ou write ( entrada e saída )
► C é uma estruturada. Isso permiti divisão em módulos.
► C oferece somente construções simples de fluxo de controle: teste, agrupamentos, sub programas mas não multi programas

Nenhum comentário:

Postar um comentário