quarta-feira, 6 de maio de 2009

Regulamentação da Profissão ( Ciencias da Computação )

Lei estão correndo no senado, e uma questão ronda a cabeça dos profissionais do ramo da tecnologia, regulamentar ou não a nossa profissão?

Uma das maiores entidade do ramo da computação SBC (Sociedade brasileira de computação), têm alicerce maior a não regulamentação. De acordo com a Entidade Exercício da profissão de Informática deve ser livre e independer de diploma ou comprovação de educação formal, porque poderia levar uma indevida valorização da posse de um diploma em detrimento da posse do conhecimento, a SBC é a favor da liberdade do exercício profissional, sendo o conhecimento técnico-científico e social, normalmente adquirido em curso superior de boa qualidade, o principal diferencial de competência profissional, e tem uma LEI No PL 1561/2003 proposto pela SBC que tem seus interesses, citados a cima.


Mas estar a tramitar no senado PROJETOS DE LEI No 607/2007 DE REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE INFORMÁTICA que é regulamentação dos profissionais da computação, que vem sofrendo muitas queixar pelo elo de profissionais que não são formados pelo ensino superior, e ainda tem que muitos nomes da área da informática não são formados na área são formados em outras profissões assim como Engenharias, física entre outra. E com a aprovação dessas lei só poderia exercer a profissão os que tem formação superior nas devidas áreas, mais haveria que pagar eventuais taxa para entidade anualmente para manter a entidade.

*Minha opinião acerca da regulamentação é a favor, porque assim diminuiria uma eventual concorrência com profissionais não formados, e com isso abriria maior campo de trabalho, e essas vagas seriam preenchidos por profissionais capacitado.Para mim a com a regulamentação as profissões teria uma "cara" aonde os profissionais poderia se apoiar profissionalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário