sexta-feira, 29 de maio de 2009

Linguagem Pascal

A linguagem Pascal e uma linguagem simples que favorece o uso de boas técnicas de programação. O sistemas Pascal, existem para praticamente todos os computadores.
Pascal é uma linguagem estrutura por permitir: Desenvolvimento Top-Down (indentificar o sistema que se deseja modelar;ir descendo cada vez mais no nível de especificação dos sub-sistemas relacionados); Modularização (separar o sistema em pequenos blocos funcionais; realizar o encadeamento destes blocos funcionais; alterações a nível de bloco => reaproveitamento de código fonte e Estruturas de Controle (sequencial, condicional e repetitivo). Sem falar que é de fácil escrita e leitura, permiti também fazer simulações, além de permitir manutenção e modificação.
Pascal é uma linguagem de alto nível

Linguagem "C"

A linguagem de programação C é uma linguagem de finalidade geral. Foi desenvolvida por programadores para programadores tendo como suas principais características de flexibilidade e portabilidade pois não é "presa" a nenhum sistema operacional e a nenhum computador, é um linguagem totalmente acessível.

Existem dois tipos de tradutores: interpretadores e compiladores. No caso de um interpretador, é definida como linguagem de alto nível por serem executadas diretamente. Ele traduz um comando de um programa de cada vez e ai então chama uma rotina para completar a execução de comando. Já os compiladores produz a partir do programa de entrada outro programa que é equivalente ao original, porém uma linguagem que é executável.

Estes processo apresentam vantagens e desvantagens? Interpretadores, apesar de ter um maior tempo de execução, tem a vantagem de não traduzir instruções que nunca são executadas e de conseguir voltar à instrução correspondente na linguagem de programação a partir de qualquer ponto da execução.Já o compilador, por outro lado, precisa traduzir cada instruções comente uma vez, independente de quantas vezes a instruções vai ser executada. As vantagens de um compilador em modo geral superam o interpretador na prática, o que faz os compiladores ser usadas mais do que os interpretadores.

O objetivo do compilador é traduzir um programa escrito de uma linguagem fonte em um programa equivalente expresso em uma linguagem que executável diretamente pela máquina.

A linguagem C tem como principal características:
► Os programas em C, são compilados.
► É uma linguagem estruturalmente simples.
► C é considerada de "baixo nível", pois tem elementos de "alto nível" e de linguagem Assembly, o que permite mexer com unidades básicas que o computador funciona. Ex:. bits, bytes,...
► O código C é muito portável, o que quer dizer que pode ser recompilado por outras máquinas sem problemas.
► C não tem mecanismos faceis como comando read ou write ( entrada e saída )
► C é uma estruturada. Isso permiti divisão em módulos.
► C oferece somente construções simples de fluxo de controle: teste, agrupamentos, sub programas mas não multi programas

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Matérias do curso

FUNDAMENTOS DA COMPUTAÇÃO

-> Essa disciplina tem como principal objetivo mostrar para os docentes os componentes básicos que existem no computador de equipamentos de entrada como teclado e mouse, até as saídas como monitor e impressora. Mostra de forma não muito profunda o funcionamento do Computador. A disciplina tem também como assunto os Sistemas Números, como por exemplo números binário. E na emenda ainda tem os sistemas operacionais, mostra como se usa, e estuda as coisas básicas como gerenciador de tarefas, até setup.
-> A disciplina tenta nos mostrar com amplitude e com pouco aprofundamento um pouco de cada coisa que envolver o computador.

PROGRAMAÇÃO IMPERATIVA

-> Essa disciplina tenta construir a base para um programador futuro. Mostra noções como algoritmo, e programas. Ensina o aluno programar como conseqüências ensina a usas identificadores,constantes, variáveis e atribuições mexer com operadores, funções, expressões, instruções condicionais, incondicionais e de repetição. O aluno aprende a estruturação do programa. Representação de dados na forma de vetores, matrizes, registros e conjuntos. Procedimentos, funções e passagem de parâmetros. Ordenação por seleção e método da bolha. Noções de arquivos em programação. Ponteiros. Uma linguagem imperativa como Pascal . Algoritmos numéricos e não numéricos para a solução de problemas de baixa complexidade. Aplicações. Modularização de programas. Padrões de codificação.


INTELIGÊNCIA ARTIFICAL

-> A inteligência artificial (IA) é uma área de pesquisa da ciência da computação dedicada a buscar métodos ou dispositivos computacionais que possuam ou simulem a capacidade humana de resolver problemas, pensar ou, de forma ampla, ser inteligente.
Inicialmente a IA visava reproduzir o pensamento humano. A Inteligência Artificial abraçou a idéia de reproduzir faculdades humanas como criatividade, auto-aperfeiçoamento e uso da linguagem. Porém, o conceito de inteligência artificial é bastante difícil de se definir. Por essa razão, Inteligência Artificial foi (e continua sendo) uma noção que dispõe de múltiplas interpretações, não raro conflitantes ou circulares. A IA tenta trabalhar o aluno com a lógica, com o trabalho virtual,com a sociedades em rede, inclusão social pela inclusão digital. Aplicações das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação. Previsões de evolução da computação. Ética profissional. Mercado de Trabalho

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Hardware - Último Lançamento

A WEBCAM NETUNO(Extream)




A Webcam Netuno é a mais nova web do mercado. Com um preço bem atrativo a todas as classes econômicas, ela vem para entrar em um novo elo do comércio; o elo do bom e barato (chamado Custo e Beneficio). A nova Web, no quesito qualidade e preço, está nos primeiros lugares. Hoje quase todo mundo tem computador, afinal o governo tem investido pesado para a concretização da Inclusão Digital.

Quem tem computador em casa, provavelmente tem acesso a internet, ou pelo menos uma grande parte dessas pessoas. E quando falamos em Internet não podemos esquecer dos meios de comunicação como MSN e Skype. E são essas novidades no mercado que possibilitam as classes menos favorecidas a comprar uma web de ponta, com qualidade como a Webcam Netuno, e isso promete animar o mercado de entretenimento. Não tem nada melhor do que você conversar com uma pessoa e ainda visualizar a sua imagem, tornando assim, a conversa mais animada e mais interativa.

A web Netuno tem um visual muito arrojado (como podemos ver na foto) com LED’s, que são uns pontos luminosos na sua frente, e que ao acontecer a variação de luz ela liga automaticamente, deixando-a com ótima aparência. Sua qualidade é indiscutível, ela é de 2 megapixels, além de conter microfone embutido, onde não tem a necessidade de comprar um microfone aparte, ou seja, menos custo. Sem contar ainda, que ela possibilita ao usuário tirar fotos com uma ótima qualidade de 8 megapixels.

Essa é uma ótima escolha para quem vai comprar uma web nesses momentos de crise.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Regulamentação da Profissão ( Ciencias da Computação )

Lei estão correndo no senado, e uma questão ronda a cabeça dos profissionais do ramo da tecnologia, regulamentar ou não a nossa profissão?

Uma das maiores entidade do ramo da computação SBC (Sociedade brasileira de computação), têm alicerce maior a não regulamentação. De acordo com a Entidade Exercício da profissão de Informática deve ser livre e independer de diploma ou comprovação de educação formal, porque poderia levar uma indevida valorização da posse de um diploma em detrimento da posse do conhecimento, a SBC é a favor da liberdade do exercício profissional, sendo o conhecimento técnico-científico e social, normalmente adquirido em curso superior de boa qualidade, o principal diferencial de competência profissional, e tem uma LEI No PL 1561/2003 proposto pela SBC que tem seus interesses, citados a cima.


Mas estar a tramitar no senado PROJETOS DE LEI No 607/2007 DE REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE INFORMÁTICA que é regulamentação dos profissionais da computação, que vem sofrendo muitas queixar pelo elo de profissionais que não são formados pelo ensino superior, e ainda tem que muitos nomes da área da informática não são formados na área são formados em outras profissões assim como Engenharias, física entre outra. E com a aprovação dessas lei só poderia exercer a profissão os que tem formação superior nas devidas áreas, mais haveria que pagar eventuais taxa para entidade anualmente para manter a entidade.

*Minha opinião acerca da regulamentação é a favor, porque assim diminuiria uma eventual concorrência com profissionais não formados, e com isso abriria maior campo de trabalho, e essas vagas seriam preenchidos por profissionais capacitado.Para mim a com a regulamentação as profissões teria uma "cara" aonde os profissionais poderia se apoiar profissionalmente.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Assembler / Debug

Assembler: É um programa de computador que efetua a montagem de uma linguagem de montagem (assembly) para código de máquina.

Debug: Depuração ou debug é o processo de encontrar e reduzir bugs, num aplicativo de software ou mesmo em hardware. Erros de software incluem aqueles que previnem o programa de ser executado e aqueles que produzem um resultado inesperado.
*Bug: É um erro no funcionamento comum de um software.

Para acesso ao Debug escolha o ícone "prompt do ms-dos". Abrirá uma janela em fundo preto com o prompt do DOS esperando um comando seu. E se a pessoa digitar debug, e depois "?" aparecará os comandos que nela poderá ser utilizada.
O interessante é que isso está acontecendo em tempo real: são as instruções atuais que o seu computador está rodando. Você está dentro da máquina!

Pelo Debug a pessoa pode fazer várias coisinha, tudo atráves de comandos entendido pela máquina:

*MOSTRAR PLACA DE VIDEO
*MOSTRAR DATA DA BIOS
*REINICIAR O COMPUTADOR
*APAGAR PARTIÇÃO
*ZERAR CMOS
*TESTAR PORTAS SERIAIS E PARALELAS